Seduc mobiliza comunidade escolar para participação na Olimpíada de Língua Portuguesa

olimpiadas_de_lingua_portuguesa

Buscando estimular a leitura e a prática da escrita junto à comunidade estudantil, neste início de bimestre letivo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está mobilizando seus professores para participação efetiva na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa.

De iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o apoio da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) a Olimpíada “Escrevendo o Futuro” são coordenadas regionalmente pela Seduc e estão com inscrições abertas até o dia 30 de abril.

Conforme a técnica da gerência de Ensino Fundamental da Secretaria e coordenadora regional da ação, Francisca França, a Olimpíada foi lançada nacionalmente na última segunda-feira (24) e as inscrições já podem ser feitas no portal www.escrevendoofuturo.org.br.

“No ato da inscrição, o professor deve indicar sua turma, o gênero escolhido para trabalhar e também a escola em que atua. O professor que leciona em mais de uma escola, se assim desejar, poderá fazer a inscrição individual em cada uma delas, garantindo a participação efetiva de todos os seus alunos”, informou a coordenadora.

Palestras de divulgação são realizadas pela Seduc nas escolas do Amazonas

Com o tema “O lugar onde vivo”, a competição, segundo Francisca França, tem como finalidade principal a produção textual nos gêneros Memórias, Poemas, Crônicas e Artigos de Opinião. “A temática, é bastante sugestiva e levará o estudante a expor seu pensamento acerca de sua cidade, de seu bairro e até mesmo de sua rua”, explica a coordenadora, ao ressaltar que todos os trabalhos devem ser desenvolvidos no ambiente escolar, precedidos de oficinas textuais organizadas pelos professores.

Categorias

A competição é estruturada em quatro categorias onde os alunos do 5° e 6° anos do ensino fundamental participam do gênero “Poema”, os do 7º e 8º participam do gênero “Memórias”, os do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano ensino médio trabalharão a produção de “Crônicas”. Já os do 2º e 3º anos do ensino médio trabalharão “Artigos de Opinião”. A produção dos textos será desenvolvida através de oficinas de leitura e produção de textos, organizadas pelos professores durantes as aulas de Língua Portuguesa.

Além dos educadores, a competição mobiliza também os alunos, visto que o professor desenvolve as oficinas do gênero escolhido com sua turma e depois é feita a seleção do melhor texto na escola.

Cada escola tem direito a concorrer em um gênero, obedecendo ao regulamento do Concurso da Olimpíada. Os textos produzidos deverão ser enviados online para a Comissão Municipal, constituindo a 2ª etapa do processo. Ao todo, os textos passarão por cinco etapas.

Olimpíada envolve formação de professores

No Brasil, a Olimpíada acontece em anos pares. Nos anos ímpares, são desenvolvidas ações de formação presencial e à distância, além da realização de estudos pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos, sendo uma grande chance para o aperfeiçoamento de professores e incentivo à prática da leitura e escrita entre os alunos das escolas públicas.

Ainda de acordo com Francisca França, o projeto é de extrema importância para a educação no Estado. “A Olimpíada contribui para a melhoria do ensino da leitura, escrita e oralidade, uma vez que promove formações continuadas aos professores, trazendo novas metodologias e oportunizando o sucesso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem”, comenta.