Seduc oferece capacitação a 41 tutores do programa Profuncionário

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu nesta semana, em Manaus, um encontro estadual reunindo os tutores do Programa de Formação Técnica Profissionalizante para os Funcionários da Educação e do Serviço de Apoio Escolar (Profuncionário). Firmando parceria com o Governo Federal, por meio do programa o Governo do Estado, via Seduc, oferece capacitações técnicas a profissionais que atuam nas escolas públicas do Amazonas exercendo as funções de merendeiros, encarregados de limpeza, vigilantes, zeladores e auxiliares administrativos.
 
O encontro foi promovido pelo Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan) sob a coordenação da Gerência de Educação a Distância da Seduc, reunindo 41 educadores que atuam como tutores do programa nos municípios de Autazes, Benjamin Constant, Careiro Castanho, Codajás, Coari, Manaus, Maués, Tabatinga e Uarini.
 
De acordo com a diretora do Cepan, professora Regina Marieta, por meio do encontro a Seduc buscou fornecer orientações técnicas e metodológicas para sustentar as atividades dos tutores. “O programa Profuncionário oferece formação para servidores públicos da educação por meio da aplicação de cursos técnicos profissionalizantes em nível médio na modalidade à distância. Tendo em vista sua importância e abrangência, procuramos orientar rotineiramente os tutores para a melhor execução das atividades”, explicou Regina Marieta.  
 
De acordo com a diretora, por meio do programa são oferecidos cursos técnicos e profissionalizantes de: secretariado escolar, alimentação escolar, infraestrutura escolar e em multimeios didáticos. Todos, com carga horária de 1.260 horas.
 
 
Seduc certificou 203 cursistas no último mês
 
No último mês, 203 funcionários públicos estaduais da educação concluíram a formação e receberam os certificados de participação no programa Profuncionário. Após dois anos de estudos, nesta etapa formaram-se: 88 técnicos em alimentação, 68 técnicos em infraestrutura e 47 técnicos em secretariado escolar.
 
A cerimônia foi realizada no Cassan e contou com a participação dos gestores da Seduc e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam).