Seduc promove ações durante a Semana das Pessoas com Necessidades Especiais

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está realizando uma série de atividades culturais e educacionais marcando a ‘Semana das Pessoas com Necessidades Especiais’. As programações tiveram início com a 7ª mostra de arte e cultura das escolas especiais de Manaus realizada no Largo de São Sebastião e prosseguirão com eventos escolares até o próximo dia 28. Todas as atividades são co-organizadas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas (Seped).
 
Realizada há sete anos, a mostra de cultura e artes das escolas especiais abriu a semana e foi prestigiada por mais de 400 pessoas no Largo de São Sebastião. Quem compareceu ao evento teve a oportunidade de conferir o talento artístico de dezenas de alunos que protagonizaram números culturais diversos nos segmentos da música, dança e poesia.
 
Conforme seus coordenadores, a programação no Largo prezou pela inclusão social das crianças, jovens e adultos atendidos pela rede pública de ensino e teve como algumas das atrações: um número de dança country com estudantes cadeirantes da escola estadual Manoel Marçal, um coral para surdos organizado pelo Liceu de Artes Cláudio Santoro, um jogral cultural promovido pela Associação Amigos de Autistas do Amazonas (Ama), dança Carimbó apresentada por jovens da Associação Pestalozzi do Amazonas, dança de Forró organizada pelos alunos da escola estadual Joana Rodrigues, dança com temática ‘Anos 70’ organizada por alunos especiais da escola estadual Augusto Carneiro, dentre outras atrações.
 
 
Marcando o início da semana temática, atividades culturais foram realizadas no Largo de São Sebastião
 
Segundo a representante da Seduc e gerente de Atendimento Educacional Específico, professora Hortência Macedo, as ações da ‘Semana’ fazem parte do calendário anual de eventos da rede pública estadual de educação e é aguardada com entusiasmo pela comunidade estudantil e seus familiares. “Organizamos em parceria com outras instituições esta semana temática que tem como objetivo principal contribuir com a inclusão social das pessoas com necessidades especiais, sensibilizando a sociedade para o tema”, explicou.
 
As atividades incluem seminários, debates e eventos escolares voltados aos estudantes especiais, seus familiares, professores e à comunidade em geral. Dentre as programações, além das atividades no âmbito das escolas, está previsto, para o próximo dia 27 (segunda-feira), às 14h, no Ceti Gilberto Mestrinho (no bairro do Educandos) o seminário “A educação especial na perspectiva da educação inclusiva” e ainda, no próximo dia 28 (terça-feira), às 8h30, uma missa em Ação de Graças na Igreja da Matriz, no centro da cidade.
 
Realizada em todo território nacional, a Semana das Pessoas com Necessidades Especiais tem como objetivo favorecer o processo de inclusão, subsidiando o trabalho dos professores e sensibilizando a comunidade escolar e a sociedade em geral.