Seduc promove encontro de formação para 600 professores de Ensino Religioso

O encontro de formação aconteceu no auditório da reitoria da Universidade do Estado de Amazonas (UEA), contando com a participação de palestrantes de diversas denominações e representações religiosas, dentre as quais: Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Igreja Batista, Igreja Presbiteriana e Federação de Umbanda e Cultos afro-brasileiros do Estado do Amazonas. 

Participando do encontro, o Secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, disse que por meio da reunião a Seduc buscou viabilizar a interação entre representantes religiosos de modo a capacitar os professores no que tange ao sentido amplo da religiosidade e seu desenvolvimento no âmbito escolar. “Este encontro foi um momento marcante no qual buscou-se uma reflexão e compreensão de questões como o pluralismo e a tolerância religiosa. De modo prático, objetivamos que cada professor trate a matéria com a devida preparação”, afirmou.

O evento também teve como foco enfatizar a articulação do Ensino Religioso com os demais componentes curriculares, contribuindo para que o aluno tenha uma ampla compreensão sobre o mundo, o ser humano e a sociedade, percebendo que o ensino religioso o direciona a interagir com sua comunidade de forma responsável e atuante.

A programação direcionada aos professores da rede pública estadual contou com palestras ministradas pela representante do Núcleo de Amparo Social Tomás Aquino, Rosange Menezes, pelo Pastor Batista, Firmino Campelo, pelo representante da Igreja Presbiteriana de Manaus, Sérgio Angelim da Forta, pelo representante da Federação de Umbanda e cultos afro-brasileiros do Estado do Amazonas, Pai Edson, pelo representante de Arquidiocese de Manaus, Padre Zenildo Lima e pelo representante da Comissão de Ensino Religioso da CNBB, Padre Danival Lopes.