Seduc realiza avaliação para seleção em mestrado no próximo domingo

Avaliação será realizada na escola estadual Antenor Sarmento

Serão realizadas no próximo domingo, dia 14, às 8h (horário de Manaus), as provas para os 549 inscritos na seleção para o mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ao todo, são 50 vagas que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está oferecendo para professores e pedagogos da rede pública  estadual do Amazonas.

O candidato deverá comparecer no dia da prova com o comprovante de inscrição e documento de identidade com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira de Habilitação dentro do prazo de validade). O documento deve ter foto atual o suficiente para que seja possível reconhecer, com clareza, o candidato.

As provas para os 549 inscritos no processo seletivo, que estavam programadas para ocorrer no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), serão aplicadas na Escola Estadual Professor Antenor Sarmento Pessoa, localizada na rua Tapajós, Centro, a 100 metros do IEA. Os candidatos deverão chegar ao local da prova com uma hora de antecedência.

Os candidatos, conforme edital, serão submetidos a uma prova de redação e outra com 30 questões de múltipla escolha destinadas à aferição de conhecimentos e competência. Segundo a Seduc, os aprovados começarão a cursar o mestrado ainda este. O primeiro encontro presencial com os mestrandos está previsto para o dia 6 de agosto, em Juiz de Fora.

Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, esta é uma ação inédita do Governo do Estado focada na qualificação do magistério e que tem como meta promover a formação continuada de pelo menos 6 mil professores e pedagogos. “Como anunciado pelo governador Omar Aziz, colocaremos em prática uma ampla política de qualificação de nossos educadores e um dos primeiros passos neste sentido será a disponibilidade, para ampla concorrência, de 50 vagas para mestrado que financiaremos junto aos interessados”, apontou Rossieli Silva.

Os servidores aprovados para o mestrado terão os encargos do curso e as despesas com hospedagem, alimentação e transporte nas fases presenciais (em Juiz de Fora) custeados pela Seduc. Durante os dois anos de curso, os professores e pedagogos terão cinco encontros para aulas presenciais em Minas Gerais. Cada encontro na UFJF durará 21 dias.

Segundo a diretora do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), Regina Marieta, nenhuma instituição de ensino superior no Estado oferece esse modelo de mestrado.

Entre os pré-requisitos para participar da seleção para o mestrado, o professor ou pedagogo teria que ser do quadro efetivo da Seduc e  estar desempenhando suas atividades normalmente.

A diretora destaca que o ingresso desses profissionais no mestrado vai colaborar para ampliar o quadro de profissionais pós-graduados da Seduc.

Para mais informações sobre as provas, o candidato pode acessar www.mestrado.caedufjf.net ou ligar para os seguintes números: 3237-1735/ 3237-1161/ 8802-6007/ 8802-5453 e 9972-9367.

Informações sobre a prova:

Data: 14 de julho (próximo domingo)

Horário: 8h (fechamento dos portões)

Local: Escola Estadual Anternor Sarmento Pessoa

Endereço: Rua Tapajós, s/nº, centro

*Recomenda-se checar ao local com uma hora de antecedência ao início da prova.