Seduc vai expandir certificação ISO 9001 para mais 25 escolas

Secretário da Seduc, Rossieli Silva

Depois de dar ao Amazonas o título de primeiro Estado do Brasil a ter escolas públicas com certificação ISO 9001, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inicia em 2013 a expansão do número de unidades de ensino da rede pública com ‘selos’ de qualidade em gestão.

A ISO 9001 consiste em uma série de normas sobre a gestão da qualidade, criada pela International Organization for Standardization (ISO) na década de 1980, para mensurar e padronizar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, após processo de seleção realizado pela Seduc, 20 escolas da capital e mais cinco do interior do Amazonas foram escolhidas para receberem a certificação ISO 9001. “Desde 2009, as escolas Roxana Pereira Bonessi e Sólon de Lucena adquiriram suas certificações. Pensando em elevar a qualidade dos serviços oferecidos e procedimentos adotados em nossa rede, ampliaremos esta ação para um número maior de escolas. Na prática, os maiores beneficiados serão os estudantes, que a exemplo das escola que já receberam a certificação, passarão a usufruir de serviços cada vez melhores”, apontou o secretário da Seduc.

Rossieli Silva destacou também a adoção da certificação no Centro de Mídias de Educação do Amazonas. “Por meio do Centro de Mídias, que já referência nacional e internacional em educação com mediação tecnológica, atendemos a mais de 30 mil estudantes de comunidades rurais. A certificação propiciará um salto de qualidade ainda maior ao serviço que é prestado à população interiorana”, citou o secretário.

Conforme o coordenador de qualidade do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), Jefferson Fernando, é visível o salto na qualidade de ensino e de gestão nas escolas, após a implantação da certificação. “As escolas que já receberam a certificação, são diferenciadas por conta da excelência dos serviços e gestão”, comenta o coordenador.

Experiência no ensino fundamental

Instalada no bairro Colônia Oliveira Machado, na zona Centro-Sul de Manaus, a escola estadual Roxana Bonessi foi a primeira instituição brasileira a receber o selo ISO 9001. A escola  oferece atendimento na modalidade de educação em Tempo Integral, e, segundo a gestora Francisca Lima, a busca por uma prestação de serviço de excelência à comunidade escolar sempre foi objetivo.

“A escola foi selecionada pela Seduc e a Seplan (para iniciar o processo de certificação), mas já era antes uma escola muito organizada, com trabalho forte na comunidade. Pelo fato de ser  uma escola nova, com apenas nove anos, durante a certificação avançamos até bem mais que a Sólon de Lucena. Hoje, a escola é referencia na comunidade”, comenta Francisca Lima.

Passando por auditorias internas de seis em seis meses, no mínimo, a escola Roxana Bonessi, mantém o mesmo nível que lhe garantiu a certificação ISO 9001. Mas, segundo a gestora Francisca Lima, é possível fazer mais. “Queremos ir mais longe”, afirma a gestora. Ir mais longe para a escola, hoje, é obter ISO 1401.

A certificação ISO 1401 vai estabelecer na escola um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com o objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção dos seus serviços e a redução do impacto ambiental.

“Essa certificação vai contribuir não só para a escola como também para a comunidade. Vamos adentrar as casas, tratar da higiene das ruas, nos envolver nas questões relacionadas ao meio ambiente dentro e fora da escola. Isso tudo já realizamos com a comunidade. Agora vamos fazer de forma mais organizada”, disse Francisca Lima.

A escola Roxana Bonessi atende a 445 alunos, com idade entre seis e dez anos, em turmas do 1º ao 5º ano. O salto da nota do Ideb de 5,7 para 6,3 e a inexistência de índices de repetência e evasão na escola, foram resultados obtidos após a certificação ISO 9001, defende a gestora Francisca Lima.

Ganhos no ensino médio

A aplicação da norma ISO 9001 na escola Sólon de Lucena também é uma experiência nova. E que, segundo o gestor Antônio Carlos Magalhães, tem apresentado resultados profícuos, como o aperfeiçoamento da gestão, padronização do trabalho dos professores e melhoria na comunicação e satisfação de pais e alunos.

“Penso que esse processo deveria ser adotado por todas as escolas. É um processo que consegue organizar estrutura da escola ajudando a ter parâmetros de qualidade em diversos setores. É muito importante”, comenta Antônio Carlos. Com 2 mil alunos com idade entre 15 a 17 anos, a escola, localizada na avenida Constantino Nery, no bairro São Geraldo, mudou o comportamento dos alunos e da comunidade, defende o gestor.

Segundo o coordenador de qualidade do Degesc, Jefferson Fernando, ainda esse mês, a Seduc assina contrato com a empresa de consultoria que vai ajudar as novas escolas a adotarem os procedimentos necessários para a obtenção da certificação ISO 9001.

Além das 25 escolas (veja lista abaixo), o Centro de Mídias da Seduc e a Coordenadoria Distrital de Educação 7 também vão receber a certificação. A Seduc realizou o processo de seleção de escolas para a implantação do referencial de qualidade ISO 9001 em março de 2012.

Em números

– R$ 1,5 milhão é a estimativa que o coordenador de qualidade do Degesc, Jefferson Fernando, faz do investimento do Governo do Amazonas para implantar a certificação ISO nas escolas.

– 3 anos é o tempo de validade de cada certificação. Após esse período, a escola para por um processo de recertificação. As escolas Roxana Bonessi e Sólon de Lucena passarão por essa fase em 2013.

Saiba mais:

– O processo de certificação é coordenado e supervisionado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), sendo realizado por empresas de auditoria, demandando aos órgãos avaliados uma série de treinamentos técnicos e ajustes visando a excelência no atendimento e a melhoria contínua dos serviços prestados.

– Tradicionalmente aplicada em instituições do ramo comercial, a ISO 9001 consiste em uma série de normas sobre a gestão da qualidade, criada pela International Organization for Standardization (ISO) na década de 1980, para mensurar e padronizar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população. Considerada hoje referência mundial em qualidade, a norma é utilizada em mais de 750 mil organizações públicas e privadas.

Escolas e unidades da Seduc que irão ser certificadas:

Escolas na capital:Escolas Estaduais: Diana Pinheiro, Senador João Bosco Ramos de Lima, Ruy Alencar,  Fueth Paulo Mourão, Haydée Cabral Lyra, Augusto Carneiro dos Santos, Olavo Bilac, Drª Zilda Arns Neumann, Profª Lenina Ferraro, Ana Lúcia de M. Costa e Silva, Samuel Benchimol, Barão do Rio Branco, Antogildo Pascoal Viana, Princesa Isabel, Flávio da Costa Brito, Ayrton Senna da Silva, Dom Jackson Damasceno Rodrigues, escola estadual de Tempo Integral Helena Araújo e os Cetis Zilda Arns Neumann e João dos Santos Braga.
2. Escolas no Interior:Escolas Estaduais: Carlos Pinho (Manacapuru), Suzana de J. Azevedo (Parintins), Eduardo Ribeiro (Tefé), Mendonça Furtado (Itacoatiara), Pedro Teixeira (Tabatinga).
Centro de Mídias de Educação do Amazonas
Coordenadoria Distrital de Educação 7 (Capital)