Semana da Pátria no Amazonas tem início com a Corrida do Fogo Simbólico

Neste dia 1º de setembro, teve início as comemorações da Semana da Pátria e Semana do Amazonas 2009 com a ‘Corrida do Fogo Simbólico’. Contando com a participação de um pelotão formado por mais de cem estudantes da rede pública, a Corrida foi finalizada no Centro Cultural Povos da Amazônia onde o Vice-Governador Omar Aziz abriu oficialmente a Semana da Pátria no Amazonas.

A tradicional ‘Corrida do Fogo Simbólico’ deste ano foi iniciada na Igreja Nossa Senhora do Loretto (localizada na Vila Militar da Aeronáutica). A partir da benção do fogo, um pelotão formado por mais de cem alunos percorreu várias ruas do bairro do Crespo e, após um percurso de 2,5 quilômetros, chegou ao Centro Cultural Povos da Amazônia, onde a cerimônia teve prosseguimento.

Na ocasião, o Vice Governador do Estado, Omar Aziz, destacou a iniciativa cívica. “É um momento importante para despertar na população o civismo e o amor à pátria e também ao Estado”, afirmou.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, a Semana da Pátria também sugere uma reflexão acerca da importância do meio ambiente e da valorização dos recursos naturais. “‘Amazonas em defesa do planeta’ é o tema da Semana da Pátria de 2009 e evidencia a preocupação do Governo do Estado para com a questão ambiental, reforçando a prática da educação ambiental que é tratada de forma consistente e de maneira interdisciplinar em todas as nossas escolas”, frisou Gedeão Amorim.

Como ocorre em todos os anos, na Semana da Pátria são destacados o exemplo e os nomes de pessoas ilustres as quais são homenageadas nos diversos eventos oficiais. Em 2009, receberam destaque os nomes de Gilberto Mestrinho (Vulto Nacional), José Roberto Tadros (Vulto Estadual) e Irmã Liliana Lindoso (Mulher Amazonense).

Desfile Escolar terá como atrativos: painel humano e desfile aéreo

A programação cívica terá continuidade no sábado (dia 5 de setembro) com a homenagem, pela manhã, ao primeiro governador da Capitania do Rio Negro, João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, às 8h, no Centro Cultural Povos da Amazônia.

No mesmo dia 5, a partir das 17h, no Centro de Convenções (Sambódromo), mais de 8 mil estudantes estarão reunidos para o tradicional desfile escolar que contará com várias novidades e tendo como principal atrativo a formação de um painel humano formado por aproximadamente 2 mil estudantes onde os jovens formarão gravuras e palavras, a partir das arquibancadas do Centro de Convenções.

Outro grande atrativo do desfile escolar deste ano será o desfile aéreo com aviões da Aeronáutica. Durante o desfile, os pilotos sobrevoarão o Centro de Convenções e realizarão várias manobras.