Servidores da Secretaria de Educação participam de curso sobre Gestão de Riscos, Governança e Compliance

Educação_Curso Asjur_Euzivaldo Queiroz-Seduc-AM (19)

A programação vai até o dia 28 de agosto e conta com diversas palestras, divididas em módulos

Nesta segunda-feira (26/08), teve início o curso de “Formação e Aperfeiçoamento em Gestão de Riscos, Governança e Compliance”, ofertado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Assessoria Jurídica (Assjur), para os servidores da sede. A programação vai até o dia 28 de agosto e conta com diversas palestras, divididas em diferentes módulos. Todos os encontros ocorrem no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), no bairro Japiim, zona sul de Manaus.

A formação tem como objetivo capacitar os servidores da Secretaria de Educação, buscando demonstrar a importância da Gestão de Riscos no âmbito da Administração Pública Federal e da aplicabilidade dos conceitos de Governança e Compliance dentro dos variados setores da instituição.

“A Assessoria Jurídica está à frente desse curso para o aperfeiçoamento dos servidores da nossa Secretaria de Educação. É um momento muito importante na medida que o aperfeiçoamento profissional nos auxilia para que entreguemos serviços de melhor qualidade para a comunidade escolar”, esclareceu a chefe da Assjur, Silvana Gurgel.

Na abertura do evento, os servidores receberam a palestrante Josemary Peixoto Dantas, professora e analista em políticas públicas e gestão governamental, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Na ocasião, a analista trouxe informações e orientações sobre governança, gestão de riscos, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e gestão de documentos digitais.

“Essa questão do aperfeiçoamento é muito importante para que os servidores parem de trabalhar no automático e passem a planejar as suas ações de forma mais efetiva, para que a gente consiga, a partir do planejamento e da governança, encontrar efetividade na entrega desse trabalho”, afirmou a analista.

Participando do curso pela primeira vez, o servidor Arthur Silva Lopes, do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), acredita que os cursos são necessários para que todos os setores e departamentos da Secretaria de Educação se mantenham atualizados e organizados.

“Foi uma solicitação da nossa diretoria para que a gente se aperfeiçoasse, buscando fazer sempre esse serviço com excelência. E também para que possamos compreender como trabalhar com governanças e com uma boa organização, assim contribuindo com a educação do nosso estado”, declarou o servidor.

Alguns dos módulos que serão trabalhados até o dia 28 de agosto, incluem os seguintes temas: Processo de Gestão de Riscos; Metodologias de análise e Gestão de Risco; Compliance Anticorrupção: Legislação Anticorrupção no Brasil e no mundo; e Governança Pública e Accountability.

Texto: Maria Eduarda Oliveira

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar