Técnicos recebem treinamento para coleta de dados do censo escolar

Setenta e seis técnicos das secretarias estaduais de Educação das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, responsáveis pela coleta das informações que irão compor o Censo Escolar da Educação Básica 2013, estão em Manaus recebendo treinamento sobre uma nova metodologia de coleta de dados para o Censo Escolar 2013.
 
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é a anfitrião desse encontro, que iniciou hoje (26) e termina na quinta (28). Cinco técnicos da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep são responsáveis por ministrar a formação, que é realizada nos Centros Educacionais de Tempo Integral (Ceti’s) Eliza Bessa Freire e Sérgio Pessoa Figueiredo, ambos na zona Leste de Manaus.
 
A partir do dia 29 de maio, o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) inicia a coleta de informações sobre escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica do País. São esses dados que, reunidos anualmente, desde 1991, compõem o Censo Escolar.
 
O secretário executivo adjunto de gestão da Seduc, Marcelo Henrique Campbell Fonseca, que realizou a abertura do treinamento no Ceti Eliza Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, destacou que é um orgulho para a Seduc oferecer a estrutura necessária para um trabalho tão importante para o País. “Nós colocamos Manaus à disposição do Ministério da Educação (MEC) e também do Inep para desenvolver esse trabalho que é de suma importância para a educação”, afirmou.
 
Secretário de Gestão da Seduc, Marcelo Campbell destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Inep.
 
Importância
 
A gerente de pesquisa e estatística da Seduc, Silvana Moraes, lembra que é por meio do trabalho desses técnicos que os Governos Federal e Estaduais definem suas ações de investimentos na área de educação. “As informações do Censo Escolar são a base dos recursos financeiros para a educação. É o censo que repassa aos governantes informações sobre merenda escolar, transporte, livro didático, pagamento de professores, etc. Então, a gente precisa ter esse conhecimento para ter o cenário da educação, assim como um perfil dos estudantes e dos professores, para ver o que podemos fazer para melhorar”, explica Silvana Moraes.
 
Dados compõem diretrizes para políticas públicas
 
Jorge Ribeiro, supervisor de informações da Secretaria de Estado de Educação do Piauí, ressalta a importância do trabalhado de troca de informações entre as secretarias e o Inep. “O Inep tem as informações gerais, e as informações específicas de cada Estado são delegadas para cada secretaria de educação. Então, as secretarias são responsáveis pelas informações que serão utilizadas nas políticas públicas em todos os Estados”, afirma Jorge Ribeiro.
 
Segundo Fábio Bravin, um dos instrutores do treinamento do Inep, a novidade este ano é que os técnicos das secretarias de Educação aprenderão a utilizar uma nova ferramenta criada para extrair informações já armazenadas no banco de dados do Censo Escolar.
 
“A ferramenta para o trabalho de coleta de informações não mudou, é a mesma. O que estamos trabalhando aqui é treinamento para utilizar uma ferramenta para depois da coleta, que é a extração de dados. A ferramenta é capaz de buscar informações no banco de dados a partir da necessidade do usuário. Pode gerar várias consultas sobre matrículas, alunos, docentes, escolas, etc. Informações que geralmente são importantes para o conhecimento da educação básica no País”, explica Fábio Bravin.
 
 
Fábio Bravin, do Inep, explicou que as informações geradas são importantes para o conhecimento da educação básica no País.
 
Os técnicos das secretarias que participam do treinamento do Inep também vão aprender a utilizar uma ferramenta que permite a extração de informações do banco de dados do Censo Escolar de forma mais simples. De acordo com Fábio Bravin, o mecanismo, denominado de BI, pode ser usado tanto por profissionais da área de educação quanto por cidadãos comuns.
 
“O BI é um sistema via Web que o Inep está disponibilizando para tornar mais simples essa extração de informações, não só para as secretaria, mas para qualquer cidadão que tenha interesse em consultar dados sobre a educação básica e, de uma forma mais simples, possa acessar e entender a dinâmica da educação no País”, conta Fábio Bravin.
 
Coleta para o censo 2013 inicia em maio
 
A coleta de informações do Censo Escolar da Educação Básica 2013 inicia em maio e termina em agosto. Em setembro, o Inep já coloca à disposição dos Estados resultados preliminares da pesquisa, e, em dezembro, o órgão publica o trabalho em definitivo.
 
Os dados coletados no Censo Escolar, além de subsídio para o planejamento e definição de políticas educacionais, também são utilizados na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
 
Segundo a gerente de pesquisa e estatística da Seduc, os dados do Censo Escolar têm mostrado uma evolução na qualidade da educação oferecida no Amazonas. “Com base nas informações do censo, a gente tem percebido uma melhoria nos indicadores educacionais. Por exemplo, a distorção idade/série era de 70%, agora está em 14%. Conseguimos ver a evolução da qualidade da educação mesmo”, afirma Silvana Moraes.
 
 
Segundo a gerente de Pesquisa e Estatística da Seduc, Silvana Moraes, o censo escolar aponta para a melhoria dos indicadores educacionais do Amazonas.
 
Atualmente, no Amazonas, 1,3 milhão de alunos, aproximadamente, e 35 mil professores estão cadastrados na base de dados do Censo Escolar, informa Silvana Moraes.