Ufam e Seduc selecionam professores para atuar no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

REDA-CONCURSO-cópia

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) torna público o processo de seleção simplificada objetivando a contratação de profissionais do ramo da Educação para a função de ‘Formador Regional’ do Programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

O certame oferecerá dez vagas e o profissional caso seja selecionado exercerá sua função com carga de vinte horas de atividades semanais.

Edital Completo – Clique Aqui

Poderão participar do processo seletivo professores ou coordenadores pedagógicos do Ensino Médio, que tenham atuado em formação continuada de profissionais da Educação Básica pelo mínimo de dois anos; profissionais efetivos da Rede Pública de Ensino ou professores de Instituições de Educação Superior (IES) ou ainda profissionais que tenham titulação de Especialização, Mestrado ou Doutorado ou que estejam cursando pós-graduação na área de Educação.

As inscrições deverão ser feitas diretamente no Centro de Formação, Desenvolvimento, Tecnologias e Prestação de Serviços para Rede Pública de Ensino (Cefort), localizado no bloco Rio Coari, Setor Norte, FACED/Ufam, até o dia 6 de junho de 2014. Os interessados deverão dirigir-se ao local, portando a Ficha de Inscrição e Termo de Compromisso devidamente preenchidos, além da documentação exigida conforme edital.

Dentre as principais atribuições da função, o Formador Regional deverá dedicar-se às ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e atuar na qualidade de formador dos orientadores de estudo e gestor das ações, além de monitorar a realização dos encontros presenciais ministradores pelos orientadores junto aos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio.

O Processo Seletivo

O processo de seleção será dividido em três etapas eliminatórias. A primeira etapa consistirá na homologação da documentação, em que será divulgado o dia, horário e local da Prova prática e/ou escrita, caracterizando a segunda etapa. Por fim, será realizada uma entrevista, destinada apenas aos candidatos classificados nas etapas anteriores.

Os candidatos aprovados serão convocados para participarem do Curso de Formação de Formadores Regionais, que acontecerá em etapas presenciais, devendo o primeiro encontro previsto para ser realizado no período de 9 a 11 de julho de 2014.

O Programa

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma iniciativa do Governo Federal para valorizar a formação de professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio da rede estadual.

O programa, instituído pela portaria nº 1.140/2013, prevê a formação dos educadores que lecionam ou coordenam o ensino médio, estabelecendo parceria que envolve o MEC, as Secretarias de Educação das 27 unidades da Federação e instituições de ensino superior.