Unicef destaca trabalho desenvolvido pela Seduc do Amazonas

A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgou nesta semana o relatório “Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 – O Direito de Aprender” e neste estudo destacou o trabalho pioneiro e exemplar que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Amazonas por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A Unicef diz que por meio do Centro de Mídias e sua perspectiva de levar o ensino a centenas de comunidades rurais o Amazonas conseguiu “unir os princípios da Educação a Distância (EAD) ao que há de mais moderno em termos de mediação tecnológica”.

A seguir, temos o artigo na íntegra publicada pelo Unicef em seu relatório anual:

Tecnologia a favor da educação

No maior estado do país, com 1,5 milhão de km², transmissão via satélite ajuda a levar conhecimento para mais de 17 mil alunos

Unir os princípios da Educação a Distância (EAD) ao que há de mais moderno em termos de mediação tecnológica. Essa foi a solução encontrada pela Secretaria de Estado da Educação do Amazonas (Seduc) para resolver o problema dos 17 mil alunos do estado residentes nas comunidades rurais que concluíam o Ensino Fundamental mas não davam sequência aos estudos por causa do difícil acesso às escolas.

Como as escolas que oferecem Ensino Médio são localizadas, em geral, nas sedes municipais, havia muitas comunidades que estavam excluídas pela dificuldade de acesso às zonas urbanas. “A ideia surgiu a partir dessa necessidade”,explica o secretário de Educação do estado, Gedeão Timóteo Amorim.“Essa área é fundamentalmente alagada. Sem essa tecnologia, seria necessária a contratação de milhares de professores para atender a demanda.”

A partir do Centro de Mídias de Educação, criado em 2007, os estudantes têm acesso a disciplinas do Ensino Médio nos locais mais distantes do interior. O curso tem a mesma carga horária do ensino regular e 200 dias por ano. A diferença está na mediação tecnológica e na preparação das aulas, resultado de um projeto educacional inovador.

A central de produção educativa transmite, de segunda a sexta-feira, aulas ao vivo, por meio de uma plataforma de TV interativa e videoconferência que opera em redes IP, conectadas a uma rede por satélite, o que permite a interação, em tempo real, de professores e alunos. Para isso, cada uma das 524 salas de aula integradas ao projeto recebeu, além da antena, um kit tecnológico, que inclui computador com acesso à internet, impressora,câmera para computador, microfone, telefone – que pode ser utilizado procom os serviços de telefonia pela internet –, estabilizador e um televisor LCD.

Segundo a Seduc, a estrutura curricular do projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica tem como norteadores os princípios da contextualização e da interdisciplinaridade, que tornam possível vincular a educação ao mundo do trabalho e à prática social. Como resultado, 17 mil alunos de todos os 62 municípios amazonenses cursaram o 1º- e o 2º- ano do Ensino Médio em 2008, em 711 comunidades ribeirinhas.

Ao todo, 565 profissionais estão integrados ao projeto e 2 mil horas de aulas já foram registradas nos dois anos de atendimento. A partir de 2009, a iniciativa será estendida aos estudantes do 6º- ano do Ensino Fundamental e do 3º- ano do Ensino Médio.

(Relatório “Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 – O Direito de Aprender” / Unicef -página 95)