Urucará realiza Mostra de Gestão

2

Focada nos resultados que fizeram a escola estadual Balbina Mestrinho receber o prêmio Escola de Valor em 2012, a Coordenadoria Regional do Município de Urucará realizou, no dia 1º, a sua mostra de gestão, onde socializou com a comunidade daquele município os resultados educacionais obtidos pelas três unidades de ensino nos últimos anos.

Fundada em dezembro de 2003, a Coordenadoria Regional de Urucará é responsável por prestar assessoria pedagógica e administrativa às escolas Balbina Mestrinho, Lázaro Ramos e Ramalho Junior.

Em 2013, as três unidades de ensino atendem a 2.278 alunos. Há um ano no cargo de coordenadora, Maria de Fátima Batalha dos Santos diz que aos poucos as escolas do município têm avançado. “Há conquistas. E com a união e comprometimento dos colegas, poderemos fazer mais”, disse Maria de Fátima.

3

Em 2009, a escola estadual Balbina Mestrinho tinha 3,5 como nota no Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb). O Ideb é uma avaliação do Ministério da Educação e busca representar a qualidade da educação a partir da observação de dois aspectos: o fluxo (progressão ao longo dos anos) e o desenvolvimento dos alunos (aprendizado).

Segundo Maria de Fátima, graças à realização de projetos na escola para reforçar o aprendizado dos alunos, no exame seguinte do Ideb, em 2011, a nota da Balbina Mestrinho subiu para 4. Pelo crescimento, o Governo do Amazonas entregou à escola o prêmio Escola de Valor de 2012, que lhe garantiu uma premiação no valor de R$ 50 mil.

O prêmio “Escola de Valor” é concedido pelo Governo do Amazonas às escolas com as melhores médias e menores índices de evasão. O prêmio financeiro é investido pelas unidades de ensino no aprimoramento dos serviços prestados à população.

4

“O dinheiro do prêmio está no plano de gestão da escola para ser executado”, disse Maria de Fátima. No mesmo ano de 2011, três alunos de Urucará com os melhores rendimentos receberam do Governo do Amazonas uma premiação de R$ 500 cada um.

Nas duas últimas avaliações do Ideb, 2009 e 2011, a escola Lázaro Ramos manteve sua nota em 4,2. E a escola Ramalho Júnior, que oferece apenas o ensino fundamental, apresentou uma pequena redução no Ideb. Passou de 4,5 em 2009 para 4,4 em 2011.

A escola Balbina Mestrinho funciona nos três turnos, atendendo apenas a alunos do ensino médio (regular e tecnológico). Os turnos matutino e noturno são os que concentram o maior número de alunos.

A escola Lázaro Ramos funciona nos turnos matutino e vespertino, oferecendo o ensino fundamental. Em 2012, 90,6% dos alunos que se matricularam foram aprovados ao final do ano letivo. A escola Ramalho Júnior também oferece apenas o ensino fundamental. Ano passado, a taxa de aprovação da unidade de ensino foi de 95,3%.

Em número

90,3% – Foi a média de alunos aprovados nas três escolas da rede estadual no Município de Urucará, em 2012. Os dados são da Coordenadoria Regional de Educação do Município.