Estudante da rede pública estadual de Maués é selecionada no Programa Jovens Embaixadores

1010756_582362651787276_497008949_n

Ana Luisa Cardoso, 17, superou as dificuldades e conquistou uma vaga no Programa Jovens Embaixadores. A estudante da escola estadual São Pedro, do município de Maués, concorreu com 104 inscritos no Amazonas e com outros 34 estudantes brasileiros participará de um intercâmbio nos Estados Unidos.

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Os vencedores das 35 bolsas viajarão em janeiro de 2014 para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

Feliz pela conquista e pela oportunidade de representar o Amazonas, Ana Luisa conta que sempre se empenhou para ser a melhor na escola, pois sempre viu nos estudos uma oportunidade de crescimento. “Sempre procurei ser a melhor em tudo que eu faço e tive muito incentivo da minha família, principalmente da minha avó, e de meus professores, que acreditavam no meu sucesso”, afirma a aluna.

A estudante, que passou no vestibular da Universidade Federal do Amazonas para o curso Engenharia de Software, fala da importância que essa nova conquista representa na sua vida. “É muito importante pois o programa abre muitas portas. Tenho a intenção de ser diplomata para representar o meu país e essa oportunidade é única”, destaca Ana Luisa.

A partir de agora, a aluna acredita que através do Programa, muita coisa irá mudar. “Com essa conquista, espero alcançar meus objetivos e representar muito bem o meu país e o município de Maués. Será uma excelente experiência. Ter concorrido com alunos de todo o país, principalmente com estudantes do sul e sudeste, e ter sido uma das finalistas, me deixa muito feliz”, completa Ana.

A aluna, que estuda a língua inglesa desde os oito anos de idade, já teve outra experiência muito compensadora, quando participou do programa Parlamento Jovem. O projeto tinha como objetivo selecionar estudantes para atuarem na Assembleia Legislativa, em que eles teriam a oportunidade de estudar as leis, conhecer o trabalho dos deputados e se inteirar de um modo geral sobre a política.

Hoje, feliz com as conquistas que a vida tem lhe proporcionado através da educação, Ana Luisa incentiva a todos os alunos que também desejam alcançar esse objetivo e participar do Programa Jovens Embaixadores. “Mesmo não tendo conseguido agora, os alunos devem insistir. Uma pessoa é movida por sonhos. Basta lutar por eles e não desistir”, estimula a aluna.

O programa

Os vencedores das 35 bolsas viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitarão a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após essa primeira semana em Washington, o grupo será dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos Estados, eles serão hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.

A experiência de ser um Jovem Embaixador é única e oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

A relação completa dos estudantes selecionados na edição do programa pode ser acessada no link a seguir:

https://www.embaixadaamericana.org.br/je2014names/selecionados.html