Zona Norte ganha segundo núcleo do projeto Jovem Cidadão

Zona Norte ganha segundo núcleo do projeto Jovem Cidadão

Escola Estadual Júlio César de Moraes Passos foi totalmente reformada e inicia novo ciclo de atividades com a inauguração do núcleo multifuncional do projeto Jovem Cidadão

A comunidade da Zona Norte de Manaus ganhou nesta sexta-feira (5) o segundo núcleo multifuncional do projeto Jovem Cidadão. O primeiro núcleo foi implantado no bairro da Alvorada na última quarta-feira (3). A inauguração do prédio na Zona Norte contou com a presença do Governador do Estado, Eduardo Braga, da Primeira do Estado e presidente do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), Sandra Braga, do vice-governador Omar Aziz e do Secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim.

Construído na Avenida Max Texeira, o segundo núcleo do projeto Jovem Cidadão foi construído na escola estadual Júlio César Passos e conta com quatro salas de aula, laboratório de informática equipado com 20 computadores, secretaria, sala de reunião, sala de dança, pátio para jogos de mesa, quadra poliesportiva coberta e banheiros masculino e feminino, sendo todas as dependências do prédio climatizadas.

A construção dos núcleos marca a implantação de novos espaços físicos para o Projeto, onde estudantes da rede estadual de educação poderão desenvolver da melhor forma as atividades da iniciativa.Um total de 27 prédios semelhantes a estes serão entregues até o fim do ano para atender a demanda do projeto.

O Núcleo da escola estadual Júlio César Passos atenderá diariamente 1,5 mil estudantes da própria escola e das escolas estaduais José Milton Bandeira e Maria do Céu que participam do projeto nos turnos matutino e vespertino.

Desde sua implantação, em 2007, o projeto compartilhava da estrutura das escolas públicas estaduais e de outros espaços comunitários como igrejas católicas e evangélicas, associações comunitárias e organizações não-governamentais (ONGs).

O Secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, afirmou que os novos espaços contribuirão qualitativamente para melhoria do projeto que já é destaque nacional.

O Secretário diz acreditar na importância do trabalho desenvolvido pelo CDH, sob o comando da Primeira-Dama do Estado, Sandra Braga, e destaca os resultados do Jovem Cidadão. “O programa iniciou no ano de 2007 atendendo a 4 mil alunos e hoje ele já beneficia a 120 mil estudantes em Manaus e em outros oito municípios do Amazonas”, citou.

O Secretário da Seduc destacou ainda que o “Jovem Cidadão” é uma ampla ação do Governo do Estado e que oferece ao aluno uma nova perspectiva de vida. “Ao participar do programa, o aluno volta à sua escola no contra-turno e tem acesso a uma gama de cursos e atividades que contribuem para seu crescimento como cidadão”, indicou.

O primeiro núcleo inaugurado pelo projeto jovem cidadão intitulado “Manoel Severiano” no bairro da Alvorada atende diariamente 1,5 mil estudantes de duas escolas, sendo elas: Escolas Estaduais Manoel Severiano e Francelina Dantas.

Programa Jovem Cidadão

Reconhecido como um dos mais abrangentes programas sociais direcionados ao público juvenil, o Programa Jovem Cidadão criado pelo Governo do Amazonas e coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Humano e demais órgãos parceiros vem transformando a vida de milhares de jovens amazonenses.

Atualmente, o programa já atende a 120 mil jovens da capital e do interior do Amazonas e ao participar das ações, os estudantes retornam às suas escolas no contra-turno desenvolvendo atividades esportivas, sócio-culturais e  uma variedade de cursos técnicos.

Para estimular a participação, o Governo do Estado ainda disponibiliza uma bolsa mensal de 30 reais para o estudante, ou de 50 reais para a família com mais de um filho integrado ao programa.

Por meio do programa, os estudantes participam de atividades nas áreas de educação, esporte, cultura, capacitação e qualificação para o trabalho, realizada em parceria com as secretarias estaduais de Assistência Social (SEAS), de Educação (SEDUC), de Segurança (SSP), de Cultura (SEC), de Esporte (SEJEL); e também com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).

Alunos beneficiados

Na Capital

 

•             90.000 alunos beneficiados

 

 

 

•             138 escolas envolvidas

 

 

 

No Interior

 

 

 

•             30 mil alunos são atendidos

 

 

 

•             75 escolas nos municípios de:

Manacapuru

Maués

Parintins

Tefé

Benjamim Constant

Atalaia do Norte

Itacoatiara

Tabatinga